[weglot_switcher]

Agenda do investidor para 15 novembro

Um pouco por toda a Europa são divulgados dados sobre inflação e PIB. Nos EUA, as atenções estão centradas nos discursos dos membros da FOMC. A divulgação de resultados trimestrais prossegue a um ritmo cada vez mais lento.
15 Novembro 2016, 06h04

O departamento de estatísticas alemão divulga às 7.00 horas a variação no PIB trimestral da maior economia europeia. Os analistas antecipam um crescimento em cadeia de 0,3% e uma variação homóloga de 1,8%.

Às 7.45 horas é divulgada a variação no índice de preços no consumidor (IPC) em França. Numa base mensal, o mercado não espera variação. Já no índice harmonizado, os analistas antecipam uma variação mensal de 0,1%. Em comparação com o período homólogo, a previsão aponta para um crescimento de 0,5%.

Também a Espanha apresenta a variação na inflação, às 8.00 horas. Espera-se uma variação no IPC de 1,1% em relação ao mês de setembro e uma variação homóloga de 0,7%. Já no índice harmonizado, a expetativa aponta para um crescimento mensal de 0,8% e anual de 0,5%.

às 9.00 é a vez da Itália apresentar o PIB do terceiro trimestre. Uma variação de 0,2% face ao segundo trimestre, e 0,8% face ao período homólogo de 2015, são os valores avançados pelos analistas.

Às 9.30 horas o INE divulga uma estimativa rápida do PIB  nacional no terceiro trimestre de 2016. Espera-se um crescimento de 0,2% face ao trimestre anterior e um aumento de 1% em relação ao mesmo trimestre do ano passado.

Também às 9.30 é a vez do Reino Unido divulgar a inflação em outubro. Espera-se uma variação mensal de 0,3% e uma variação homóloga de 1,1%.

Às 10.00 horas é a vez do Eurostat divulgar o PIB trimestral na zona Euro. Os analistas esperam um crescimento em cadeia de 0,3% e uma variação anual de 1,6%. À mesma hora é também divulgado o saldo da balança comercial na zona euro.

Às 11.00 horas, o INE divulga a atividade turística em Portugal referente ao mês de setembro.

A Direção Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP) apresenta a Síntese Estatística do Emprego Público.

O governador do Banco de Inglaterra, Mark Carney, vai esta terça-feira ao Parlamento britânico. O presidente do Banco de Inglaterra deverá avançar com as suas projecções para a economia no Reino Unido, bem como dar indicações sobre a sua política de estímulos.

Nos EUA, discursam os membros da FOMC Rosengren e Fisher. Os investidores continuam na expetativa de perceber se as políticas económicas do novo presidente Trump, poderão vir a condicionar a decisão da FED em relação ao previsível aumento da taxa de juro em dezembro. Para já, o grande impacto tem-se sentido na subida das ‘yields’ das dívidas soberanas.

Às 13.30 horas é divulgada a variação mensal nas vendas a retalho nos EUA. Os analistas apontam para um aumento de 0,6%.

Um pouco por todo o lado, prossegue a divulgação dos resultados trimestrais: EasyJet, Home Depot, Merck, Mobileye, Teva, Vodafone e Wincor, são algumas das cotadas que hoje divulgam as contas.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.