[weglot_switcher]

José Maria Ricciardi deixa Haitong Bank

Depois de ter liderado as negociações para que o Haitong Securities comprasse o ex-BESI, em 2015, o histórico presidente sai do banco.
José Maria Ricciardi
9 Dezembro 2016, 11h52

O Haitong Bank acaba de confirmar a notícia que circulava em rumor nos últimos dias. O presidente executivo do Haitong Bank que liderou as negociações para a venda do então BESI à Haitong Securities, saiu hoje do banco.

Em comunicado o Haitong Bank informou que “O Dr. José Maria Ricciardi cessou hoje as suas funções como membro do Conselho de Administração e Presidente da Comissão Executiva do Haitong Bank”.

A nota avança que “a gestão do Haitong Bank, continua a ser assegurada pela sua Comissão Executiva, sob a responsabilidade do Senhor Hiroki Miyazato, Presidente do Conselho de Administração do Banco”.

Na edição de hoje do Jornal Económico essa hipótese era avançada e surgia na sequência de estar a terminar o mandato.

José Maria Ricciardi foi o presidente do BESI nos últimos 13 anos, tendo sobrevivido ao tumulto que varreu o Banco Espírito Santo, que era da sua família.

A última grande démarche do seu mandato foi a de intermediar uma candidatura do China Minsheng Financial ao Novo Banco (que saiu da resolução do BES).

José Maria Ricciardi foi chamado a Xangai esta semana, à sede da Haitong Securities, numa altura em que se discute orçamento para 2017 e se prepara o próximo mandato. O Haitong Securitie substitui o CEO português e prepara-se para reduzir o número de administradores.

Nas últimas semanas haviam rumores de que Pedro Rebelo de Sousa, advogado e irmão do Presidente da República, iria para a administração do Haitong Bank. Notícia nunca confirmada pelo próprio. O Público avança com o seu nome e com o de Paulo Martins (actual administrador) para possivel CEO.

Não foi possível contactar José Maria Ricciardi.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.