[weglot_switcher]

Onak. A canoa que se pode levar para todo o lado

Alguma vez colocou um barquinho de papel a flutuar no rio ou na praia e desejar poder remar nele por ali fora? Com a Onak agora é possível.
2 Janeiro 2017, 18h37

A Onak, uma canoa desdobrável, trata-se de um projeto de Otto Van De Seene, inventor da ideia, e Thomas Weyn, que iniciaram o seu processo dobrando origamis num café. “A Onak surgiu de uma pura necessidade”, referiu Van De Steene. “Queríamos viajar com uma canoa, mas não conseguimos encontrar nada que fizesse sentido”.

Após centenas de modelos feitos de papel e 15 protótipos reais, a Onak lançou-se, em julho, no Kickstarter, considerado o maior site de financiamento, de apoio a projetos inovadores, e já superou o seu objetivo de 150 mil euros. Enquanto alguns origamis parecem complexos, a Onak estima que a montagem da canoa leve cerca de 15 minutos e o contrário seja ainda mais rápido, levando cerca de 10 minutos, mas nada como a prática para reduzir o tempo de montar e desmontar.

Em tamanho completo, a canoa mede 4,65 metros de comprimento por 85 centímetros de largura. A sua característica principal é o facto de se dobrar num “pacote retangular”, medindo 40cm de largura por 1,22m de comprimento por 25,4cm de espessura, juntamente com duas pás.

“A Onak pode levá-lo a qualquer lugar, e nós conseguimos prová-lo”, assegurou Van De Steene.

Por enquanto, as pessoas podem partilhar as suas experiências e os locais preferidos para fazer canoagem, no site, na comunidade online. Para as canoas que forem encomendadas nestes dias, a data prevista para a entrega é maio.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.