[weglot_switcher]

“I Have a Dream”: Norte-americanos comemoram Dia de Martin Luther King

O Congresso demorou quinze anos a tornar o feriado nacional. No Dia de Martin Luther King, os mercados financeiros estão fechados para a comemoração.
16 Janeiro 2017, 18h46

O Dia de Martin Luther King é um feriado nacional estabelecido em 1983, e celebrado na terceira segunda-feira do mês de janeiro, data próxima ao aniversário do ativista (15 de janeiro 1929).

É um dos três feriados nacionais dos EUA em comemoração a uma personalidade. Os mercados financeiros estarão fechados hoje para a comemoração.

Martin Luther King , Jr. foi um pastor protestante e ativista político americano que se tornou um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos EUA, e no mundo.

A sua campanha pró-igualdade tinha como mote a “não-violência” e o amor ao próximo, tendo-lhe sido atribuído o Prémio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato.

O feriado em sua honra foi apresentado no Congresso pelo deputado John Conyers, de Michigan, apenas quatro dias após o assassinato de Luther King, em 4 de abril de 1968, no Tennessee. Mais tarde, naquele mesmo ano, a viúva Coretta Scott King iniciou o Centro Martin Luther King no porão da casa do casal, em Atlanta. O Congresso demorou quinze anos a tornar o feriado nacional.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.