[weglot_switcher]

Crescimento económico “confirma aceleração da produção nacional”, realça Finanças

Dados do crescimento económico confirmam a aceleração da produção nacional, depois de crescimentos de 1% no primeiro e no segundo trimestres, e de 1,7% no terceiro trimestre. Ministério de Centeno reage a revisão em alta do INE.
Parpública ministério das Finanças
1 Março 2017, 15h23

Em comunicado, o ministério das Finanças realça que “em dezembro, a taxa de desemprego baixou para 10,2%, o valor mais baixo desde março de 2009. De realçar a diminuição de 4,2 pontos percentuais na taxa de desemprego dos jovens (15 a 24 anos)”.

Para este ministério, os dados do crescimento económico “confirmam a aceleração da produção nacional, depois de crescimentos de 1% no primeiro e no segundo trimestres, e de 1,7% no terceiro trimestre”, pode ler-se no comunicado das Finanças.

A revisão em alta do crescimento económico em 2% projeta positivamente outros índices. Para além do desemprego jovem ter diminuído, houve mais investimento em máquinas e equipamentos, que é “fundamental para a sustentabilidade do crescimento económico ao longo de 2017”, declarações do ministério das Finanças. “O investimento teve o principal contributo, com um crescimento homólogo de 2,6% e de 5% face ao terceiro trimestre.”

“A estimativa de crescimento do PIB de 1,4%, em 2016, supera a previsão recentemente divulgada pela Comissão Europeia de 1,3%.”

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.