A identificação, o desenvolvimento e a fidelização do talento são apontados com elevada relevância pelos participantes do estudo realizado pela organização não governamental Pessoas2020, Fórum Pessoas e Organizações.
Curiosamente, sublinha-se, “o grau de importância dos desafios não depende da dimensão da organização”. Há mesmo uma grande convergência na identificação dos desafios. A atração de jovens qualificados foi considerada também um desafio de elevada importância para qualquer nível e gestão.
No que respeita a dimensão, o estudo conclui que as médias e grandes empresas estão mais preparadas do que as micro e pequenas empresas, para identificar, desenvolver e reter talento, mas também se consideram mais aptas que as pequenas empresas para lidar com a motivação das pessoas e com os temas da cultura de equipa. Do mesmo modo, as grandes empresas consideram estar melhor preparadas no desafio da comunicação interna, do que todas as outras.
No âmbito deste estudo foram inquiridas cerca de 900 pessoas, que responderam à questão: Qual o grau de importância dos desafios?
“Até chegarmos à apresentação deste estudo foram percorridas várias etapas, desde a recolha de testemunhos sobre a gestão de Pessoas a realização de um survey, consubstanciado no tratamento dos dados resultantes dos testemunhos acima referidos, aos quais responderam perto de 900 profissionais em Portugal”, explica Manuel Sousa Antunes, Presidente da Associação Pessoas 2020.
As conclusões do estudo darão início a um Plano de Ação e intervenção nas Empresas para o quadriénio 2017-2020.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com