[weglot_switcher]

Confiança dos consumidores portugueses bate novos máximos

Há 20 anos que os consumidores não estavam tão confiantes. Indicadores de confiança dos consumidores e de clima económico continuam a aumentar.
Jose Manuel Ribeiro/Reuters
30 Maio 2017, 09h44

Os indicadores de confiança dos consumidores e clima económico continuam a aumentar e bateram novos máximos em maio. Em maio, a confiança dos consumidores atingiu o valor máximo desde novembro de 1997, enquanto o clima económico subiu no primeiro trimestre depois de um decréscimo no trimestre anterior, segundo dados divulgados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

“O indicador de confiança dos consumidores aumentou em maio, prolongando a trajetória positiva observada desde o início de 2013 e atingindo o valor máximo da série iniciada em novembro de 1997”, refere o comunicado do INE. “O indicador de clima económico aumentou entre janeiro e maio, após ter diminuído nos três meses precedentes”.

“A evolução do indicador de confiança dos consumidores no último mês resultou do contributo positivo de todas as componentes, de forma mais expressiva nos casos das expetativas relativas à evolução do desemprego e da situação económica do país”. Destaca-se o aumento da confiança nos setores da construção e obras públicas, bem como nos serviços. Na indústria transformadora registou-se uma estabilização e uma diminuição ligeira no comércio.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.