Numa altura em que quase todos os dias recebemos informações de atentados terroristas e bombardeamentos, grande parte deles motivados por questões de intolerância racial ou religiosa, um estudo da Gallup International Association veio trazer boas notícias, ao concluir que a maior parte das pessoas no mundo acredita que nenhuma raça, religião ou cultura é superior a outra.
A investigação, divulgada esta semana pela agência Bloomberg, revelou que a maioria dos habitantes dos 66 países analisados dizem que não existem conceitos como “superioridade racial, religiosa ou cultural”. O tema dividiu as opiniões dos 66,542 inquiridos e uma série deles, de países em desenvolvimento, dizem que a superioridade realmente existe.
De acordo com o estudo da associação, conduzido entre outubro e dezembro de 2016, a maioria das nacionalidades que concordaram que a superioridade efetivamente existe são as mesmas que se mostram propensas a partilhar essa crença tanto nas categorias de religião, como nas de raça ou cultura. Os oito países onde isto se verificou foram o Paraguai, o Bangladesh, a Palestina, o Gana, o Líbano, a Nigéria, a Indonésia e a Macedónia.
O nosso país encontra-se no lado mais positivo em relação ao conceito de tolerância, ao lado dos países que mais discordaram da ideia de que existe uma superioridade nas três categorias: a Suécia, a França, a Islândia, a Letónia, a Espanha, a Argentina e o Canadá. “É evidente que todos os países que se sentem estáveis e não-ameaçados apresentam baixos níveis de superioridade religiosa, cultural ou racial, e vice-versa”, nota Kancho Stoychev, presidente do organismo responsável pelo relatório.
Por outro lado, os motivos que levam os países a acreditar na noção de superioridade racial podem ter que ver com conflitos internos acentuados, instabilidade significativa e expectativa de intervenção externa ou transformações profundas nas sociedades, refere também o trabalho da Gallup International Association.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com