[weglot_switcher]

Sustentabilidade: CEiiA reforça parceria com o Brasil

O Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel revela que entre esta quinta-feira e amanhã, dia 28 de julho, irá assinar, no Brasil, novos acordos de cooperação com três entidades: Universidade Federal de Santa Catarina, COPEL e o Parque Tecnológico da ITAIPU.
27 Julho 2017, 18h42

Com estes acordos, o CEiiA alarga a sua presença no Brasil, levando o sistema “mobi.me” para o Estado de Santa Catarina, já presente noutros cinco estados e dez cidades brasileiras, nomeadamente para a capital Florianópolis, cuja universidade está a desenvolver projetos que têm como objetivo a promoção do desenvolvimento sustentável.

Para tal, o CEiiA vai apoiar a criação de uma rede colaborativa para desenvolvimento científico, tecnológico e empresarial na área da mobilidade sustentável e inteligente, tendo por base a mobilidade elétrica e energias renováveis.

A cooperação entre o CEiiA e a Universidade Federal de Santa Catarina será apadrinhada pelo ministro português da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e pelo governo brasileiro através do Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Jailson de Andrade.

Uma cooperação que “contempla o desenvolvimento de projetos de investigação, intercâmbio de colaboradores e docentes, supervisão conjunta de teses de mestrado e doutoramento, realização de conferências e eventos de carácter científico e tecnológico” refere a instituição, em comunicado.

No que respeita à Companhia Paranaense de Energia (COPEL), o acordo tem em vista a cooperação cientifica e técnica na área da mobilidade sustentável, pretendendo dar continuidade ao programa de implementação da mobilidade sustentável na cidade de Curitiba, assim como incentivar o intercambio de know-how na aplicação de tecnologias marginais, tanto ao sistema elétrico de potencia, quanto à mobilidade inteligente.

Com o Parque Tecnológico da ITAIPU, o CEiiA vai alargar a parceria para a área do Desenvolvimento Territorial.

O sistema “mobi.me”, que permite quantificar as emissões poluentes em tempo real, passa a estar presente em seis Estados do Brasil, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal de Brasília, e em mais dez cidades, Curitiba, Campinas, Foz do Iguaçu, Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis, entre outras.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.