A Apple quer transformar a forma como os utilizadores interagem com o iPhone. O iPhone 8, que será apresentado no próximo dia 12 de setembro, eliminou o conceito de botão “Home”, não devendo ter nem uma variante virtual deste botão, como acontece com a generalidade dos dispositivos Android. Quem avança com a notícia é a Bloomberg, que cita fontes próximas do projeto e imagens vistas pela própria agência noticiosa. Além desta característica, o ecrã deve preencher a quase totalidade da dianteira do aparelho.
O botão “Home” é um elemento fundamental no iPhone e o seu design não mudou muito desde o lançamento do primeiro iPhone, em 2007. Atualmente, serve para regressar ao ecrã principal, mantêm-no premido para falar com a Siri e fazem duplo clique para passar para o ecrã multitask. Para substituir o botão em causa, a Apple deverá utilizar novos comandos gestuais para funções como ir para o ecrã principal e abrir o ecrã multitask, diz a agência, citando as mesmas fontes. Para desbloquear o telefone bastará fazer swipe de baixo para cima, devendo um gesto similar fazer aparecer o ecrã multitask. Daqui, o utilizador poderá fazer novamente swipe para cima para fechar a app e voltar ao ecrã inicial.
No modelo de topo do iPhone 8, a Apple planeia ter um ecrã de maiores dimensões – ocupando o espaço deixado livre pela remoção do botão “Home”, bem como cantos redondos e uma zona na parte superior do ecrã onde serão instalados a câmara frontal e os sensores. As antenas também serão colocadas em novas posições. De tamanho idêntico ao do iPhone 7, o novo iPhone incluirá um ecrã OLED ligeiramente maior (5,5 polegadas), arredondado nos cantos. Nele caberão seis filas de apps, ou seja, 24 ícones por página, sem contar com a dock, que aloja as apps mais usadas. Esta foi redesenhada para se assemelhar à versão iPad do iOS 11. O botão on/off será maior, para facilitar a operação com uma mão.
O auscultador ficará num cutout no topo do ecrã, passando a barra de estado a ocupar as duas áreas laterais. Neste cutout caberão ainda as câmaras frontal, de reconhecimento facial e ainda de infravermelhos (para melhorar o reconhecimento facial em condições de menor luminosidade). A Bloomberg diz ainda que a Apple está a considerar dois iPhones adicionais, que usam processadores mais rápidos mas que incluem os mesmos ecrãs dos iPhone 7 e iPhone 7 Plus. Todos eles deverão ser conhecidos no dia 12 de setembro, juntamente com os melhorados modelos Apple TV e Apple Watch.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com