A NBA tem como objetivo quebrar recordes com os seus direitos televisivos, depois dos 110 mil milhões de dólares (93 mil milhões de euros) alcançados pela também norte-americana NFL. A principal liga de basquetebol dos EUA pretende triplicar o valor atual dos direitos televisivos, avaliados em 24 mil milhões de dólares (20,2 mil milhões de euros) e que supõem uma receita anual de 2,6 mil milhões de dólares (2,1 mil milhões de euros) por ano até à época 2024/25, para 75 mil milhões de dólares (63,4 mil milhões de euros), avança o portal “Palco 23”.
O objetivo da NBA é fechar contratos plurianuais, com duração de até nove temporadas, para os quais espera arrecadar até oito mil milhões de dólares (6,7 mil milhões de euros) anuais, o que colocaria a competição como em segundo lugar na lista das que mais recebem, atrás apenas da NFL.
A NBA está atualmente associada à WarnerMedia e à Disney, de propriedade da AT&T, a última das quais concordou em pagar à NFL 2,7 mil milhões de dólares (2,2 mil milhões de euros) por ano até 2033.
A NBA tem um apelo mais global do que a NFL, detalha a “CNBC”, além de atingir um grupo demográfico mais jovem, já que a Geração Z (pessoas nascidas entre a segunda metade dos anos 1990 até o início do ano 2010) continua a apoiar a NBA e a Geração Alpha (pessoas nascidas a partir de 2010) parece continuar apresentar a mesma tendência.
Embora a audiência tenha diminuído em 2020 principalmente devido à pandemia de Covid-19, a temporada 2020/21 arrancou com aumentos no número de espectadores.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com