O CDP, a maior plataforma de divulgação de dados de emissões de gases poluentes do planeta, acaba de dar a conhecer a segunda edição do seu relatório anual da performance ambiental das empresas. A sua análise revela que cada vez mais empresas mundiais de topo estão a incluir objetivos de redução de emissões nos seus planos de negócios a longo prazo.
De entre as 1.073 empresas contactadas, 14% têm os seus objetivos ratificados ao abrigo da iniciativa Science Based Targets (entre elas a EDP), objetivos de redução que se alinham com os níveis de descarbonização necessários para manter o aumento da temperatura global abaixo dos 2º Celsius, o objetivo central do acordo firmado na Cimeira de Paris. Além destas, outros 30% pretendem fazê-lo dentro de dois anos.
Entre as conclusões que podem ser retiradas deste relatório está a de que 89% das empresas estão preocupadas com a sua pegada ambiental futura, um aumento de 4% face a 2016; 68% estabeleceram objetivos de redução com 2020 como prazo (55% em 2016). 20% delas têm objetivos traçados para 2030, mais 6% que no ano passado. No total, as empresas inquiridas já percorreram 31% do caminho necessário para atingir os objetivos traçados na Cimeira de Paris, um aumento de 6% face ao ano anterior.
Redução de emissões lidera inovação
O relatório do CDP aponta ainda para que os objetivos de redução de emissão de gases poluentes impulsionam a inovação nas empresas. Mais de um terço (36%) das empresas inquiridas comercializa produtos de baixo nível de carbono, como veículos elétricos e edifícios de energia zero; 75% revela que os seus produtos e serviços permitiram que outras empresas reduzissem a sua pegada ecológica. O número de empresas que consome energia proveniente de fontes renováveis subiu 23% no último ano, com empresas com a BT e a Unilever a comprometerem-se a utilizar 100% de energia renovável até 2030. Também as empresas com objetivos de geração de energia de fontes renováveis aumentaram em 36%, para um total de 75 empresas. De entre estas, a portuguesa EDP compromete-se em produzir 75% da sua energia a partir de fontes renováveis até 2020 (65% em 2016) e em diminuir as suas emissões de CO2 para menos 30% que os níveis registados em 2015 até ao mesmo ano.
Entre as empresas com melhor performance ambiental, o CDEP destaca a Unilever e a L’Óreal, ambas com uma classificação A nas três áreas de alteração climática, água e florestas, demonstrando como as empresas podem reduzir as emissões de CO2, aumentar a segurança da água e lidar com o tema da desflorestação e manter-se lucrativas. Na lista cabem ainda nomes como Colgate Palmolive Company, Diageo Plc., J Sainsbury Plc., Sky Plc. e Sony Corpo.
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