[weglot_switcher]

Marcelo sabia da saída de Urbano de Sousa antes de acontecer. Governo “chocado” com discurso do Presidente

Presidente sabia das medidas que iriam ser tomadas no Conselho de Ministro extraordinário, assim como sabia do calendário que iria ser seguido, nomeadamente a demissão da ministra da Administração Interna. No entanto, no discurso perante o país, Marcelo Rebelo de Sousa surpreendeu o Governo com ultimato.
26 Outubro 2017, 09h15

O Governo de António Costa ficou “chocado” com a intervenção do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, depois da tragédia de 15 de outubro, porque o Presidente estava a par de tudo.

“As coisas estavam combinadas com o Presidente da República, nomeadamente o momento da saída da ministra Constança Urbano de Sousa”, disse uma fonte do Executivo ao jornal Público.

Depois dos incêndios que mataram 44 pessoas em outubro, Marcelo discurso perante a nação e deixou bem claro o tom duro, e exigiu um “novo ciclo”, caso isso não acontecer, iria “exercer todos os seus poderes”, deixando também a nota de que o Governo teria de “ponderar o quê, quem, como e quando serve este ciclo”.

“Estávamos à espera de um discurso duro, mas ficámos chocados”, conta a mesma fonte.

O Presidente sabia das medidas que iriam ser tomadas no Conselho de Ministro extraordinário, assim como tinha conhecimento do calendário que iria ser seguido, nomeadamente a demissão da ministra da Administração Interna. “Estava tudo acordado. O Presidente sabia da sabia da saída da ministra”, reforçou ao Público o mesmo responsável.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.