[weglot_switcher]

Universidade de Coimbra atribui Honoris Causa a Jean Claude Juncker

O Presidente da Comissão Europeia vai ser distinguido com o grau de Doutor Honoris Causa pela universidade mais antiga de Portugal na próxima terça-feira, dia 31 de outubro.
REUTERS/Darrin Zammit Lupi
26 Outubro 2017, 11h33

Jean-Claude Juncker terá como “apresentante” o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, estando os elogios a cargo de Fernando Alves Correia (elogio do candidato) e Jorge Coutinho de Abreu (elogio do apresentante), ambos professores catedráticos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, instituição que propôs a atribuição do grau.

O Primeiro-Ministro, António Costa, bem como o Comissário Europeu Carlos Moedas, entre muitas outras individualidades de relevo, estarão presentes na cerimónia.

Jean-Claude Juncker possui uma carreira política relevante. No Luxemburgo, seu país natal, desempenhou as mais elevadas funções na vida política. Enquanto Primeiro-Ministro do Grão Ducado assumiu, por duas vezes, a presidência do Conselho das Comunidades Europeias (em 1997 e em 2005). Por outro lado, enquanto presidente em exercício do Conselho de Assuntos Económicos e Financeiros, Juncker foi um dos obreiros do Tratado de Maastricht, assinado em 1992.

“A Universidade de Coimbra é uma universidade global, que trabalha pelo entendimento entre todos os povos da Terra, na sua diversidade. Distinguir o Presidente da Comissão Europeia permite reafirmar o nosso apoio à União Europeia, como espaço de cooperação que trouxe à Europa um período de paz e prosperidade sem precedentes na história, que é essencial que continue, apesar de um preocupante renascimento de nacionalismos populistas que importa combater», explica o Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.