O grupo português BA Vidro, quinto maior produtor do mundo de embalagens de vidro, comprou a norte-americana Anchor Glass, num negócio fechado já no início deste ano. A entrada do grupo nacional, oriundo de Avintes, Gaia, em mais uma empresa de vidro internacional sucedeu em parceria com a CVC Capital Partners – com o consórcio a adquirir a totalidade da Anchor a outro fundo de private equity, a KPS Capital Partners (que a comprara em 2014) por um valor que terá rondado os 860 milhões de euros (cerca de 1.000 milhões de dólares).
O grupo nacional não costuma deter senão a totalidade das empresas que tem vindo a comprar nos últimos anos – pelo que em cima da mesa poderá estar a saída, a prazo, da CVC Capital Partners e a assunção dos 100% da Anchor por parte da BA Vidro.
Com sede em Tampa, Florida, a Anchor é um dos líderes norte-americanos na produção de recipientes de vidro – nomeadamente para os sectores cervejeiro, de licores e outras bebidas, e agroalimentar, entre outros. A empresa responde por seis fábricas, localizadas na Florida, Geórgia, Indiana, Minnesota, Nova Iorque e Oklahoma, para além de uma unidade de engenharia e desenvolvimento de produto localizada em Illinois e de uma produtora de moldes em Ohio. A companhia norte-americana tem mais de 2.000 empregados e fatura mais de 550 milhões de euros por ano. O Morgan Stanley e o Citigroup assessoraram financeiramente o negócio e o Baker & McKenzie atuou como consultor jurídico.
A BA Vidro tem estado muito ativa nos exercícios mais recentes, no que tem a ver com aquisições além-fronteiras. No ano passado, comprou o negócio de embalagens de vidro da companhia grega Yioula – o que lhe permitiu acrescentar quatro unidades industriais ao seu portfolio, instaladas na Grécia, Roménia e Bulgária (duas).
Também no ano passado, a BA Vidros entrou no mercado alemão, através da compra de uma pequena unidade produtiva que fatura 40 milhões de euros e emprega 150 colaboradores.
Na Europa, o grupo de Avintes tem atualmente 12 unidades industriais em operação – juntando aos mercados acima referidos, presença em Portugal, Espanha e Polónia (Warta Glass). Só em Avintes, produz cem milhões de garrafas por mês.
Criada em 1912, a BA Vidro é atualmente detida pelas famílias Silva Domingues e Moreira da Silva, sendo Carlos Moreira da Silva chairman do grupo, enquanto que a liderança executiva está nas mãos de Sandra Santos.
O grupo chegou a ter como principal acionista a Sogrape – maior produtor nacional de vinhos – tendo passado para o controlo da família Silva Domingues em 1986. Já depois de ser admitida à cotação no mercado de capitais, o grupo Sonae acabou por transformar-se no ‘outro’ acionista de referência, em 1998. Em 2003, Carlos Moreira da Silva entrou no capital social – numa altura em que acordou com Belmiro de Azevedo que a Sonae iria sair do capital, o que sucedeu no ano seguinte.
O grupo continua a ter no segmento dos vinhos uma importante área de negócio – mas que não ultrapassa os 20% do volume de negócios, bem menos que os quase 50% que vale, em termos mundiais, a produção do setor.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com