[weglot_switcher]

“Britânicos escolheram ficar sós, de novo”. Reino Unido “chutado para fora” da Europol

Uma das consequências da saída do Reino Unido da União Europeia será a sua saída da Europol, bem como da Agência Europeia de Defesa, garantiu responsável da Comissão Europeia para as negociações do Brexit.
Stefan Wermuth / Reuters
29 Novembro 2017, 14h20

Numa conferência sobre Segurança em Berlim, Michel Barnier, o responsável da Comissão Europeia para as negociações do “Brexit”, afirmou que uma das consequências da saída do Reino Unido da União Europeia será a sua saída da Europol, bem como da Agência Europeia de Defesa.

Essa seria uma das “consequências lógicas da escolha soberana dos britânicos”. “Nunca a necessidade de estarmos juntos, de nos protegermos juntos, de agirmos juntos, foi tão forte, tão manifesta”, lamentou Barnier, “e os britânicos escolheram ficar sós, de novo”.

Segundo o The Independent, que considerou que o Reino Unido estava a ser “chutado para fora” das referidas agências europeias, a primeira-ministra britânica Theresa May havia já reafirmado o seu apoio “incondicional” à defesa europeia e a vontade de permanecer na Europol, mas as declarações de barnier mostram que, pelo menos por enquanto, a posição da Comissão Europeia é a contrária.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.