O vice-almirante e coordenador da task force para o plano de vacinação contra a Covid-19, Henrique Gouveia e Melo, admitiu esta quarta-feira, 31 de março, que Portugal está à espera de receber uma encomenda com 35,8 milhões de vacinas das várias farmacêuticas já aprovadas para distribuir na União Europeia.
Gouveia e Melo assumiu ainda que 6,5 milhões de doses são provenientes da AstraZeneca.
Este valor foi avançado pelo coordenador da task force depois do mesmo admitir o plano de vacinar 100 mil pessoas por dia durante abril e maio, onde os picos podem atingir as 150 mil pessoas diariamente.
A Agência Europeia do Medicamento autoriza a administração das vacinas desenvolvidas pela Pfizer/BioNTech, AstraZeneca/Oxford e Moderna, bem como a da Johnson & Johnson no passado dia 11 de março, apesar desta vacina ainda não ter começado a ser distribuída na União Europeia.
De acordo com os últimos dados divulgados, a vacina desenvolvida pela Janssen Pharmaceuticals, subsidiária da Johnson & Johnson, começa a chegar à Europa no próximo dia 19 de abril.
Ainda antes da vacina ser autorizada pela Agência Europeia do Medicamento, o Governo português anunciou que iria receber cinco milhões da vacina de dose única, com entregas repartidas entre o segundo, terceiro e quarto trimestre de 2021.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com