[weglot_switcher]

Certificado digital vai ser utilizado em jogos de futebol e espetáculos culturais, afirma Marques Mendes

“Exemplificando: quem tiver Certificado Covid pode ter acesso sem restrições a casamentos, jogos de futebol e espetáculos. Estas três situações já estão definidas, mas o Governo está ainda a estudar a hipótese de alargar o Certificado Covid a outras situações, atividades e eventos, designadamente no acesso a restaurantes”, continuou Luís Marques Mendes no seu espaço de comentário habitual da SIC.
20 Junho 2021, 22h06

O comentador da SIC e ex-presidente do PSD, Luís Marques Mendes, avançou este domingo que o Governo vai aprovar na próxima quinta-feira a utilização do certificado digital Covid-19 para a deslocação e permanência em eventos como jogos de futebol, espetáculos culturais e casamentos e batizados.

“Ao que apurei, o Governo vai aprovar um Decreto-Lei a determinar que o Certificado Covid se aplique cá dentro e não apenas em viagens”, apontou Maques Mendes no seu espaço habitual de comentário.

“Exemplificando: quem tiver Certificado Covid pode ter acesso sem restrições a casamentos, jogos de futebol e espetáculos. Estas três situações já estão definidas, mas o Governo está ainda a estudar a hipótese de alargar o Certificado Covid a outras situações, atividades e eventos, designadamente no acesso a restaurantes”, continuou.

Assim, e de acordo com as informações de Marques Mendes, o Governo só tem estas situações mas já se encontra a estudar outras possibilidades em que o certificado possa, de certa forma, substituir os testes. “E eu acrescentaria liberdade de circulação. Quem tiver Certificado Covid não deve ter restrições à circulação pelo país”, reiterou, depois de na Área Metropolitana de Lisboa estarem a ser aplicadas restrições à circulação devido ao aumento de casos.

Abordando então o isolamento aplicado à AML durante os próximos fins de semana, o comentador adiantou que a “decisão é bem intencionada”, com o Governo a querer “evitar que a variante Delta se espalhe pelo país”, uma vez que já representa 60% das novas infeções.

Ainda assim, Luís Marques Mendes mostrou-se reticente relativamente à eficácia das restrições numa área ampla. “Tenho sérias dúvidas é que a medida seja eficaz. Querendo sair, as pessoas acabam por sair na mesma”, terminou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.