[weglot_switcher]

Autarca Aires Pereira sobre Tory Burch: “Indemnização reverterá para artesanato da Póvoa”

No podcast “Conversas com Norte”, Aires Pereira fala da polémica com a estilista Tory Burch, acusada de copiar as históricas camisolas poveiras.
3 Abril 2021, 16h00

O presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, será o convidado da próxima edição do podcast “Conversas com Norte”, que pode ouvir esta segunda-feira em www.jornaleconomico.pt e na playlist do JE no Spotify.

Entre outros temas, o autarca da Póvoa aborda a polémica das camisolas poveiras que colocou a cidade nortenha nas bocas do mundo, à boleia de Tory Burch. A famosa estilista norte-americana terá, alegadamente, copiado essa peça típica da comunidade piscatória com mais de 150 anos de História. Burch vende cada exemplar por 695 erros, dizendo ter-se inspirado numa peça mexicana. No entanto, de mexicana a camisola tem pouco, como demonstra o facto de ostentar as armas reais da bandeira portuguesa do tempo da monarquia, juntamente com símbolos tradicionais dos pescadores da Póvoa.

Na Internet, a camisola foi facilmente reconhecida e as críticas inundaram as redes sociais. Foi também através delas que a estilista pediu desculpa pelo erro, que admitiu ser grave. Pedido esse que, aos olhos da autarquia, é insuficiente. Aires Pereira acusa Burch de “utilização abusiva” de algo que retrata a génese dos poveiros e a forma como esta população está ligada ao mar.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.