[weglot_switcher]

Lucro da Sonaecom sobe para 39,9 milhões de euros no primeiro semestre

A Sonaecom totalizou 39,9 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, acima dos três milhões de euros apurados no mesmo período de 2020, foi comunicado ao mercado esta sexta-feira. O EBITDA da empresa aumentou 7,3 milhões de euros para 25,9 milhões.
24 Julho 2021, 10h10

O resultado líquido da Sonaecom fixou-se em 39,9 milhões de euros, acima dos três milhões de euros apresentados no primeiro semestre de 2020.

“O resultado líquido atribuível ao lucro fixou-se em 39,9 milhões de euros, acima dos três milhões de euros apresentados no primeiro semestre de 2020”, lê-se no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Por sua vez, o volume de negócios consolidado ascendeu a 35,7 milhões de euros, mais 8,6% do que no período homólogo, uma evolução impulsionada pelas áreas de media e tecnologia.

Entre janeiro e junho, o resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) da empresa aumentou 7,3 milhões de euros para 25,9 milhões de euros. Desempenho explicado essencialmente pela mais-valia gerada na venda parcial da Artic Wolf e pelo contributo da ZOPT. “A NOS teve um forte desempenho operacional do segmento das telecomunicações”, sublinha a empresa.

Os custos operacionais, por seu turno, somaram 40,7 milhões de euros, uma progressão de 8,8% em comparação com o primeiro semestre de 2020.

Já o investimento (‘capex’) operacional diminuiu para 1,9 milhões de euros, “representando 5,4% do volume de negócios, dois pontos percentuais abaixo do valor do primeiro semestre de 2020”.

O comunicado das contas divulgado junto da CMVM, a Sonaecom refere ainda que, no primeiro semestre, e na sequência do acordo celebrado com a Claranet Portugal para alienação da totalidade do capital social e dos direitos de voto da Bizdirect, anunciado a 1 de junho, a Bizdirect foi considerada uma unidade operacional descontinuada.dade operacional descontinuada.

A empresa vendeu ainda parte da sua participação na Arctic Wolf por 36,4 milhões de euros, resultando numa mais-valia bruta de cerca de 12,3 milhões de euros e entrou no capital da Sellforte.

Este semestre foi ainda marcado por “evoluções relevantes” em algumas participadas da Sonaecom, destacando-se as rondas de financiamento da Outsystems e da Artic Wolf.

No documento, a empresa disse ainda não perspetivar “alterações materiais na liquidez”, atendendo à estrutura de capitais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.