[weglot_switcher]

“A par do bilhete de jogo, o cartão de cidadão deve ser o único cartão necessário”. IL quer acabar com “Cartão de Adepto” (com áudio)

Segundo o projeto liberal o “acesso e a permanência nas zonas especiais, em cada espetáculo desportivo, são reservados apenas aos adeptos detentores de título de ingresso válido.
Lusa
5 Agosto 2021, 11h49

A Iniciativa Liberal (IL) deu entrada de um projeto lei que tem como objetivo terminar com o “Cartão de Adepto” por considerar discriminatório.

“O presente Projeto de Lei pretende acabar com o já referido ‘Cartão do Adepto’, o qual tem merecido forte oposição pública de adeptos de dezenas de clubes. Para a Iniciativa Liberal já há o único cartão de adepto que é necessário. É simples, seguro e todos o têm: é o cartão de cidadão. A par do bilhete de jogo, deve ser o único cartão necessário”, sublinham os liberais no projeto de lei n.º 920/XIV/2.ª.

Assim, segundo o projeto liberal o “acesso e a permanência nas zonas especiais de acesso, em cada espetáculo desportivo, são reservados apenas aos adeptos detentores de título de ingresso válido.

A Iniciativa Liberal “recusa a estigmatização de grupos, seja em que contexto for, incluindo o do desporto. É inaceitável haver registos obrigatórios que condicionem as liberdades de circulação, associação e expressão na vida social, para além de redundantes”.

A IL rejeita igualmente a “obrigação de alguém se registar numa base de dados do Estado para poder ter acesso a uma determinada zona de um recinto desportivo ou poder aceder às zonas visitantes em recintos de outros clubes. Além disso, não se percebe como é possível querer aplicar em Portugal uma medida que se mostrou totalmente ineficaz nos vários países europeus em que foi aplicada nos últimos 15 anos”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.