[weglot_switcher]

Wall Street recua depois de serem divulgadas atas da Fed a antecipar fim do estímulo monetário

A ata da reunião de julho da Fed mostra que a generalidade dos membros do Comité do organismo concordam que será necessário começar com o recuo progressivo do estímulo monetário à economia já este ano, perante os dados mais animadores do que esperado nos últimos meses.
18 Agosto 2021, 21h06

Os principais índices norte-americanos fecharam a sessão desta sexta-feira em terreno negativo, depois de as atas da reunião de julho da Reserva Federal deixarem os investidores preocupados com um provável início de reversão da política monetária já este ano, o que levaria a uma subida das taxas de juro mais cedo do que inicialmente previsto

O Dow Jones fechou a perder 1,07%, caindo para os 34.963,65 pontos. O S&P 500 recuou 1,05%, fechando com 4.401,27 pontos, e o Nasdaq desvalorizou 0,89%, terminando a sessão nos 14.525,9 pontos.

O dia ficou marcado pela divulgação das minutas da reunião do Comité da Fed de julho, em que fica explícita a posição da maioria dos membros do organismo, que apontam para “uma redução do ritmo de compra de ativos” perante a evolução mais rápida e favorável da economia do que antecipado.

Tal significaria que as taxas de juro subiriam mais cedo do que inicialmente previsto, em 2023. Apesar da posição repetida várias vezes pelo presidente da autoridade monetária da maior economia mundial, Jerome Powell, que defendeu que a subida da inflação era meramente transitória, os dados macro dos últimos meses apontam para uma pressão nos preços mais persistente, obrigando a uma revisão da política prevista.

O sector tecnológico foi dos principais castigados por esta notícia, dada a alavancagem das empresas nesta área. Facebook, Alphabet e Microsoft conseguiram limitar as perdas a menos de 1%, mas a Apple e a Amazon fecharam com quedas de 2,62% e 1,28%. A contribuir também para o recuo da Amazon esteve a notícia de que o gigante do comércio eletrónico avisou alguns retalhistas de que a aprovação de leis concorrenciais poderá significar que estes deixarão de conseguir vender na plataforma.

O retalho esteve também em foco na sessão, depois de Target e Lowe reportarem resultados trimestrais que superaram consideravelmente as expectativas dos analistas. A Lowe avançou 9,60% na sessão, enquanto a Target não conseguiu escapar às perdas de 2,84%, apesar dos resultados apresentados.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.