[weglot_switcher]

Secretaria Regional do Mar e Pescas dá formação aos pescadores para recolha do lixo marinho

O projeto é cofinanciado em 85% pela União Europeia, sendo a restante verba do Orçamento da Região.
15 Setembro 2021, 07h45

Cerca de 20 pescadores, mestres e armadores participaram na primeira sessão de formação/sensibilização para a recolha do lixo produzido pelas próprias embarcações e encontrado no mar.

É a primeira vez que a secretaria regional de Mar e Pescas e as duas direções regionais, a do Mar e das Pescas, levam a cabo ações de formação/sensibilização para pescadores, mestres e armadores, com enfoque na recolha do lixo que é produzido a bordo das embarcações, mas também para aquele que é encontrado no mar.

Estas ações, ministradas pela própria diretora regional do Mar, Mafalda Freitas, e pelo responsável das Lotas e Entrepostos, Pedro Delgado, vão prolongar-se no tempo, até atingir toda a comunidade piscatória, no âmbito do projeto OceanLit, iniciado em 2019, mas adiado devido à a crise sanitária.

O secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, presidiu à primeira sessão da formação/sensibilização, na lota do Funchal, e vincou a “responsabilidade que todos nós temos na preservação dos oceanos”, referindo que “essa responsabilidade é ainda maior para quem vive dos recursos marinhos”.

Teófilo Cunha registou a “forte adesão” dos pescadores, mestres e armadores, reconheceu que os pescadores têm hoje em dia “uma atitude mais responsável” em relação ao mar e à necessidade de o preservar, mas entende que “a formação agora iniciada é fundamental para que todos tenhamos a noção da importância que o mar tem na nossa qualidade de vida e nas condições do clima”.

O projeto é cofinanciado em 85% pela União Europeia, sendo a restante verba do Orçamento da Região. Nesta primeira sessão, o governante mostrou os vários contentores que já foram adquiridos e onde serão depositados os lixos, bem como a bandeira que cada embarcação aderente ao projeto irá hastear a bordo. Os contentores serão colocados e sinalizados em todos os portos de pesca.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.