Uma derrocada de grandes dimensões ocorreu este domingo, 26 de setembro, na promenade da Praia Formosa, na Madeira.
Foram transportados para o Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, um homem e uma criança de sexo feminino de cinco anos, que eram tio e sobrinha.
O comandante dos Bombeiros Sapadores do Funchal refere que estas foram as únicas vítimas. O adulto tinha algumas escoriações, mas o Hospital já comunicou que a criança não tem qualquer lesão traumática.
A derrocada aconteceu junto ao Hotel Orca Praia e o alerta foi dado pelas 19h05.
O comandante dos Bombeiros Sapadores do Funchal referiu que foram feitas duas buscas com o cão de busca e salvamento, “que não assinalou absolutamente nada”. O cão da PSP está também a fazer mais uma busca “só para descargo de consciência”.
No entanto, o comandante diz que se eventualmente estiver alguém debaixo dos blocos, “infelizmente não haverá nada a fazer”.
Só a partir de amanhã é que vão começar a remoção dos blocos.
No local estiveram seis ambulâncias do INEM, um carro de desencarceramento pesado, um carro de comando, um binómio cinotécnico, 13 elementos dos Bombeiros Sapadores do Funchal, a Cruz Vermelha Portuguesa, Polícia Marítima e PSP.
Esta derrocada foi provocada por um grande bloco de rocha basáltica e algum areão que se desprendeu da encosta sobranceira ao Hotel Orca Praia. Atingiu a Promenade, parte das instalações técnicas do hotel, a zona da praia e a zona de rebentação.
[Atualizado às 21h10]
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com