Esta sexta-feira ficará marcada como sendo o dia da Libertação, mas algumas restrições vão continuar. Entre estas está a utilização de máscaras que deixam de ser utilizadas em sítios como o comércio local. No entanto, existem outros locais onde continuam a ser obrigatórias.
Segundo o Decreto-Lei n.º 78-A/2021 é obrigatório a utilização da máscara em “espaços e estabelecimentos comerciais, incluindo centros comerciais, com área superior a 400 m2, lojas de Cidadão e estabelecimentos de educação, de ensino e das creches, salvo nos espaços de recreio ao ar livre”.
O mesmo decreto diz ser obrigatório usar proteção facial em “salas de espetáculos, de exibição de filmes cinematográficos, salas de congressos, recintos de eventos de natureza corporativa e recintos para eventos e celebrações desportivas”.
Nos lares de idosos e estabelecimentos de Saúde também será preciso usar máscara, assim como “na utilização de transportes coletivos de passageiros, incluindo o transporte aéreo, bem como no transporte de passageiros em táxi ou TVDE”, diz o decreto governamental.
Relativamente aos locais de trabalho, o Governo decidiu ser “obrigatório o uso de máscaras ou viseiras pelos trabalhadores dos bares, discotecas, restaurantes e similares, bem como dos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços em que necessariamente ocorra contacto físico com o cliente”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com