A lista de melhores livros do ano segundo o jornal “The New York Times”, divulgada em dezembro, resulta das escolhas dos críticos literários do jornal e inclui obras de ficção e não-ficção publicadas nos últimos 12 meses. Para Sehgal, Richard Zenith, investigador há muito mergulhado no universo pessoano e autor de uma fotobiografia do poeta, “escreveu o único tipo de biografia de Pessoa verdadeiramente possível, um relato de uma vida que arranca fronteiras e fardos da noção de um eu”.
Um livro “gigantesco, definitivo e sublime”. Foram estas as palavras usadas pela crítica literária Parul Sehgal para descrever o livro Pessoa: A Biography, do investigador Richard Zenith. A biografia do autor português, que foi editada nos Estados Unidos e no Reino Unido em Julho, foi uma das obras destacadas nas escolhas dos críticos do jornal The New York Times.
A edição portuguesa chegará este ano, em maio, editada pela Quetzal.
Nome maior da língua portuguesa
Fernando Pessoa é o mais universal poeta português. Por ter sido educado na África do Sul, numa escola católica irlandesa, chegou a ter maior familiaridade com o idioma inglês do que com o português ao escrever os seus primeiros poemas nesse idioma.
Das quatro obras que publicou em vida, três são na língua inglesa e apenas uma em língua portuguesa, intitulada “Mensagem”. Fernando Pessoa traduziu várias obras em inglês, nomeadamente de Shakespeare e Edgar Allan Poe, para português, e obras portuguesas (nomeadamente de António Botto e Almada Negreiros) para inglês e francês.
Enquanto poeta, escreveu sob diversas personalidades – heterónimos, como Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Alberto Caeiro –, sendo estes últimos objeto da maior parte dos estudos sobre a sua vida e obra.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com