Com a subida dos preços, sobretudo dos bens essenciais, os consumidores devem adotar comportamentos mais conscientes e responsáveis, procurando diminuir o desperdício e aumentar a poupança. No que toca ao serviço de água, é necessário adotar atitudes em família.
Saiba que em Portugal são desperdiçados por ano 2 600 milhões de m3 de água, sendo que no sector agrícola chega aos 37,5% de desperdício, no urbano de 25% e no industrial corresponde aos 22,5%.
Todos os bens de consumo são dados como adquiridos sem consciência do valor associado à pegada hídrica para produzi-los. Para produzir, por exemplo, um quilo de arroz são necessários 2 497 litros de água ou 2 495 litros para fabricar uma t-shirt, entre outros alimentos e objetos básicos.
Existem pequenos gestos que o consumidor pode adotar e que fazem toda a diferença. Deixamos-lhe algumas recomendações que podem diminuir o valor da sua fatura:
Se encontrar uma rutura de água na via pública deve denunciá-la, avise os serviços municipais da sua região ou outra entidade responsável pela gestão da água, como por exemplo a ARM – água e resíduos da Madeira.
Não percebe a sua fatura? Tem alguma dúvida referente ao consumo de água? Conte com o apoio da DECO através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e Youtube!
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com