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Nove dicas para poupar no consumo da água

Existem pequenos gestos que o consumidor pode adotar e que fazem toda a diferença. Deixamos-lhe algumas recomendações que podem diminuir o valor da sua fatura.
19 Janeiro 2022, 07h45

Com a subida dos preços, sobretudo dos bens essenciais, os consumidores devem adotar comportamentos mais conscientes e responsáveis, procurando diminuir o desperdício e aumentar a poupança. No que toca ao serviço de água, é necessário adotar atitudes em família.

Saiba que em Portugal são desperdiçados por ano 2 600 milhões de m3 de água, sendo que no sector agrícola chega aos 37,5% de desperdício, no urbano de 25% e no industrial corresponde aos 22,5%.

Todos os bens de consumo são dados como adquiridos sem consciência do valor associado à pegada hídrica para produzi-los. Para produzir, por exemplo, um quilo de arroz são necessários 2 497 litros de água ou 2 495 litros para fabricar uma t-shirt, entre outros alimentos e objetos básicos.

Existem pequenos gestos que o consumidor pode adotar e que fazem toda a diferença. Deixamos-lhe algumas recomendações que podem diminuir o valor da sua fatura:

  • Mantenha a sua canalização doméstica em bom estado, de forma a prevenir as fugas/ruturas. Se as suas torneiras não param de pingar chame um canalizador;
  • Equipe as torneiras da sua casa com redutores e reduza o seu caudal em cerca de 50%.
  • Opte por autoclismos com dupla descarga, é nas descargas que representa o maior número de água desperdiçada;
  • Faça uma leitura regular do contador para controlar as suas faturas e os seus gastos;
  • Opte por usar máquinas de lavar (louça ou roupa) com a carga completa. Lembre-se que ciclos longos gastam mais água;
  • Se lava a louça à mão, enquanto ensaboa feche a torneira;
  • Prefira duches a banhos de imersão. Enquanto a água não aquece, coloque um balde no chuveiro e aproveite essa água para outra fonte;
  • Regue o jardim ou início ou final do dia, quando a evaporação é menor.
  • Incentive à poupança de água em família, adote desde já estes costumes e verá que irá diminuir significativamente a sua fatura sem falar dos benefícios a nível ambiental!

Se encontrar uma rutura de água na via pública deve denunciá-la, avise os serviços municipais da sua região ou outra entidade responsável pela gestão da água, como por exemplo a ARM – água e resíduos da Madeira.

Não percebe a sua fatura? Tem alguma dúvida referente ao consumo de água? Conte com o apoio da DECO através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e Youtube!

 

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