A terceira e quarta força política da Assembleia da República anunciara esta quinta-feira os nomes que vão propor para o cargo de vice presidente da Assembleia da República. Pelo Chega, será Diogo Pacheco de Amorim e pelo Iniciativa Liberal será o próprio presidente, e cabeça de lista por Lisboa, João Cotrim de Figueiredo, avança a “Lusa”.
“O nome que foi escolhido é o de Diogo Pacheco de Amorim, um deputado eleito pelo círculo do Porto, licenciado em filosofia, fez parte de partidos conservadores e liberais na economia e foi jornalista. Tem provas dadas na vida e presença democrática. Trabalhou com homens como Diogo Freitas de Amaral. Para nós é um grande orgulho e uma honra”, afirmou o líder do partido do partido do Chega que conseguiu eleger, nas últimas eleições legislativas, 12 deputados passando assim a ser a terceira força política do Parlamento e portanto elegível para indicar um candidato à vice presidência da AR.
Ventura deixou ainda críticas ao boicote anunciado pelo PCP, Bloco de Esquerda e Iniciativa Liberal que já frisaram que irão chumbar qualquer nome indicado pelo Chega ao cargo.
O regimento é muito claro: cabe aos quatro partidos mais votados indicarem um vice-presidente. O Chega é agora a terceira força política nacional e tem o direito de indicar o seu vice-presidente. O Chega conviveu com vice-presidentes bloquistas e comunistas e um presidente socialista que não tratava bem o Chega. Aceitámos democraticamente. O que temos hoje é alguns partidos a quererem boicotar um vice-presidente do Chega”, frisou.
Notícia atualizada às 19h10 com informações sobre a indicação do Iniciativa Liberal
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com