[weglot_switcher]

Suíça levanta quase todas as restrições da Covid-19

Em Portugal, a discussão em torno da suspensão das medidas tem vindo a crescer nos últimos dias, tendo os especialistas do Infarmed mostrado consenso no que diz respeito ao aliviar de algumas medidas restritivas. 
Suíça
16 Fevereiro 2022, 22h30

O governo da Suíça anunciou hoje que as restrições decretadas devido à Covid-19 serão levantadas a partir da meia-noite, numa altura em que diminuem os receios de que uma nova vaga venha a sobrecarregar o sistema de saúde do país, segundo a “Reuters”.

De acordo com o executivo, será somente obrigatória a utilização de máscara nos transportes públicos e aquando das visitas a unidades de saúde.

“A luz no horizonte é muito visível”, comentou o presidente Ignazio Cassis durante numa conferência de imprensa em Berna.

Contudo, o governante não exclui que novas restrições venham ser decretadas se a evolução da situação epidemiológica assim o exigir.

Além disso, o isolamento obrigatório de cinco dias de pessoas que tenham apresentado resultados positivo à Covid-19 também permanecerá em vigor até ao final de março.

Também a Dinamarca e a Suécia anunciaram o fim das restrições, devido à alta taxa de vacinação e à menor severidade da variante Ómicron.

Ontem, terça-feira, o ministro da Saúde dos Países Baixos, Ernst Kuipers, anunciou que, até 25 de fevereiro, quase todas as restrições adotadas no país por causa da covid-19 vão ser levantadas.

Em Portugal, a discussão em torno da suspensão das medidas tem vindo a crescer nos últimos dias, tendo os especialistas do Infarmed mostrado consenso no que diz respeito ao aliviar de algumas medidas restritivas.

Os especialistas concordam que Portugal está numa fase decrescente da pandemia e Henrique Barros, do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, afirma mesmo que o vírus entrou na fase de endemia.

A pneumologista Raquel Duarte, da ARS Norte e do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, considera que as pessoas que tenham certificado válido deviam estar isentas de testagem, o certificado digital devia ser utilizado em contexto de saúde ocupacional e as máscaras deviam ser utilizadas em sítios fechados.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.