“As vossas folhas de cálculo precisam de atualização”. É esta a principal mensagem que a startup portuguesa Rows quer transmitir à Microsoft e à Google – quiçá a piscar o olho a potenciais clientes empresariais – com a sua nova campanha de marketing, apresentada esta terça-feira. A empresa do Porto instalou outdoors junto às sedes da Google, em Mountain View (Califórnia) e da Microsoft, em Redmond (Washington) com “provocações” às gigantes do sector.
“Dear Googlers, Your spreadsheet is from 2016. So is the Nokia 6070. It’s time for an upgrade.” (“Caros Googlers, a vossa folha de cálculo é de 2016. Assim como o Nokia 6070. Está na altura de uma atualização.”), lê-se no que se encontra na Califórnia. “Dear Microsoft, Your spreadsheet has been at it for 36 years. It’s time to retire. We’ll take it from here.” (“Cara Microsoft, a vossa folha de cálculo já anda por aí há 36 anos. Está na altura da reforma. Nós assumimos a partir daqui.”), diz o outro que está em Washington.
Os outdoors da Rows vão estar disponíveis nestas zonas dos Estados Unidos até ao final do mês, para aumentar a consciência de marca e posicionar a Rows como uma concorrente direta aos famosos Excel e ao Google Sheets, segundo a tecnológica fundada em 2016 pelo português Humberto Ayres Pereira e pelo alemão Torben Schulz, cujo negócio são spreadsheets com funcionalidades avançadas, como automatização e integração.
“Estas mensagens pretendem mostrar ao mundo que a Rows chegou e está pronta para ser uma alternativa moderna ao Excel e ao Google Sheets. Apesar de serem utilizadas por mil milhões de pessoas em todo o mundo, o mercado das spreadsheets está completamente estagnado há 15 anos”, começa por explicar o cofundador e CEO. “Nós construímos a Rows para ser verdadeiramente uma spreadsheet com superpoderes, permitindo às pessoas serem mais produtivas, criativas e podendo criar ferramentas de trabalho colaborativas de forma simples e intuitiva”, refere Humberto Ayres Pereira.
A solução de folha de cálculo luso-alemã suporta as funções de Excel tradicionais, como o SUMIFS, permite conectar qualquer célula ou tabela a aplicações de negócios (Salesforce, LinkedIn…) e transporta-as para websites em poucos cliques.
Há exatamente um ano, a empresa que criou uma spreadsheet na nuvem (cloud) fechou uma ronda de financiamento de 16 milhões de dólares (cerca de 14 milhões de euros) para democratizar o acesso ao público a estas ferramentas digitais. A ronda de investimento, série B, foi liderada pela sociedade de capital de risco suíça Lakestar e contou ainda com antigos investidores, como a Cherry Ventures e a Accel, e novos, entre os quais os fundos portugueses Armilar e Shilling.
A antiga Dashdash tem hoje uma equipa de mais de 60 profissionais nos escritórios do Porto e Berlim.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com