A empresa estatal russa de gás Gazprom garantiu, este sábado, que continua a fornecer gás à Europa através da Ucrânia nos volumes diários solicitados pelos consumidores europeus. A informação foi prestada pelo representante oficial da empresa russa, Sergei Kuprianov, segundo uma notícia da “Europa Press”.
Os pedidos dos consumidores europeus eram de 109,5 milhões de metros cúbicos a partir de 4 de março, em linha com o nível do dia anterior, disse a companhia.
O porta-voz confirmou que “a Gazprom fornecerá neste sábado gás russo para trânsito pelo território da Ucrânia no modo regular, de acordo com os pedidos dos consumidores europeus: 109,5 milhões de metros cúbicos diários”.
Esse volume corresponde a entregas que estavam contratadas como reservas de longo prazo com passagem pela Ucrânia, informa a TASS.
Segundo a Europa Press, de um modo geral, nos últimos dias, a Europa aumentou a uso de gás armazenado e aumentou significativamente as compras de gás da Rússia no contexto da subida dos preços à vista devido ao tempo frio, à falta de vento e, sobretudo, ao agravamento da situação no Ucrânia devido à invasão russa.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com