[weglot_switcher]

Depois da Ucrânia, Rússia deve ficar com Alasca e Antártida, defende deputado

O deputado, e uma espécie de porta-voz não oficial de Putin, defende também a devolução da Antártida: “Nós descobrimos, portanto, pertence-nos”.
22 Março 2022, 16h08

Um deputado russo, e porta-voz não oficial de Vladimir Putin, defendeu que o Alaska deve ser devolvido à Rússia pelos Estados Unidos da América como forma de “reparação”.

O Alaska foi comprado pelos EUA à Rússia em 1867 por um valor de 7,2 milhões de dólares; aos preços atuais, o valor fica acima dos 125 milhões de dólares.

Oleg Matveychev disse num programa televisivo russo que a Rússia devia “estar a pensar em pedir reparações pelos danos causados pelas sanções e pela guerra. Isto custa dinheiro e devíamos pedir uma devolução”.

Questionado sobre se isto devia incluir a devolução do Alaska e uma colónia russa em Fort Ross, na Califórnia, o deputado não teve dúvidas: “todas as propriedades russas” devem ser devolvidas, incluindo todas do “império soviético, da União Soviética, e da Rússia atual, que foram confiscadas pelos Estados Unidos, e por aí fora, assim como a Antártida… que nós descobrimos, portanto, pertence-nos”, disse o deputado, citado pelo “The Independent”.

Matveychev também pediu o “levantamento de todas as sanções… e a dissolução da NATO”.

Em resposta, a senadora do Alaska, Lisa Murkowski, fez uma publicação nas redes sociais com as palavras: “Isso nunca, nunca, nunca, vai acontecer!”, uma referência a uma música de Taylor Swift.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.