[weglot_switcher]

Câmara dos Comuns aprova saída do Reino Unido a 31 de janeiro

Ao cabo de três anos e meio de sucessivos quadros de impasse, os deputados à Câmara dos Comuns do Reino Unido aprovaram o texto que permitirá ao país abandonar a União Europeia a 31 de janeiro.
9 Janeiro 2020, 18h06

Depois de três dias de debate e várias emendas rejeitadas, os parlamentares votaram a favor da aprovação, esta quinta-feira, na Câmara dos Comuns o Projeto de Lei de Retirada na terceira leitura. Votação foi aprovada com 231 votos a favor, informa a “Sky News”.

A legislatura segue agora para a câmara alta ou a Câmara dos Lordes onde os membros foram avisados, pelo próprio Boris Johnson, a não fazer alterações no projeto-lei dado que atrasaria o processo. Se depois disso o projeto for aprovado pelos Lordes, e sem nenhuma alteração, poderá avançar para o Palácio de Buckingham para o Consentimento Real.

No entanto, caso os Lordes façam emendas, o documento regressa à Câmara dos Comuns.

À porta do Parlamento, o porta-voz de Johnson afirmou que: “o país transmitiu uma mensagem muito clara de que querem que o Brexit seja resolvido”.

O aviso pode, porém, chocar com a falta de apoio que Johnson tem entre os Lordes, ao contrário do que acontece agora na Câmara dos Comuns. Ali, a maioria não é conservadora e, como lembra a Sky News, foram várias as ações de Theresa May, no passado, travadas pelos membros da câmara alta.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.