[weglot_switcher]

Como reduzir o valor das faturas de energia?

No Dia Nacional da Energia, que se celebra este domingo, conheça algumas das dicas mais importantes para poupar na fatura de eletricidade ao final do mês.
29 Maio 2022, 19h00

Ter uma fatura com um valor mais baixo para pagar ao final do mês é possível se adotar um conjunto de práticas que garantem a eficiência energética das habitações.

No âmbito do Dia Nacional de Energia, que se celebra este domingo, a Selectra compilou algumas dicas a seguir para reduzir o valor da sua conta de energia.

 

Manter o frigorífico afastado de fontes de calor e não colocar alimentos quentes no seu interior

Certifique-se de que a comida que coloca dentro do frigorífico se encontra à temperatura ambiente e que o mesmo não
se encontra perto de radiadores ou do fogão. Se estiver em contacto com fontes de calor, quer seja a nível externo ou interno, o frigorífico precisará de mais energia para manter a refrigeração.

 

Diminuir a temperatura dos aparelhos elétricos

Ciclos de 60ºC da máquina de lavar a roupa, além de poderem danificar o material de algumas peças, consomem também cerca de 25% mais eletricidade do que o ciclo de 40ºC e a temperaturas inferiores.

 

Utilizar o modo “eco” das suas máquinas

O modo “eco” das máquinas de lavar reduz o consumo de eletricidade até 45%. Assim, ao selecionar este modo, consegue poupar no valor das suas
faturas e, em simultâneo, ajudar o meio ambiente.

 

Utilizar mais o microondas em vez do forno

Se quiser apenas aquecer ou cozinhar refeições pré-confecionadas, este eletrodoméstico é a melhor opção, dado que gasta menos 60% de energia do que o forno.

 

Limitar o consumo de dispositivos eletrónicos

Tente diminuir o tempo que passa em frente ao televisor e ao cumputador. A Selectra recorda que “não existe melhor método de poupança do que este”. Se ainda assim optar por utilizar este dispositivos de forma prolongada, escolha os que têm um menor número de watts (W), dado que consomem menos energia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.