[weglot_switcher]

Ex-ministro da Saúde sobre Covid-19: “Está na altura de concentrar o foco na proteção das pessoas”

“Ainda temos uma janela de oportunidade para fazer o melhor possível. Parece evidente, no entanto, que a cada hora que passa ela se estreita, cada vez mais”, disse Adalberto Campos Fernandes, especialista em saúde pública, minutos depois do Conselho Nacional de Saúde Pública ter revelado que defende que as escolas devem permanecer abertas, excepto em casos suspeitos/confirmados de Covid-19 entre a comunidade escolar.
Tiago Petinga/Lusa
12 Março 2020, 08h55

“Está na altura de concentrar o foco na proteção das pessoas”, defende o antigo ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, para combater o surto de coronavírus em Portugal, que já conta com 59 casos confirmados.

O ministro da Saúde do primeiro Governo de António Costa considera que ainda existe uma “janela de oportunidade para fazer o melhor possível”, escreveu nas redes sociais na noite de quarta-feira depois de terminada a conferência de imprensa conjunta da Direção-Geral de Saúde (DGS) e da ministra da Saúde.

“A abordagem de problemas novos à luz de critérios e metodologias tradicionais comporta, por vezes, riscos muito elevados. Parece muito imprudente ignorar os novos modelos de organização populacional, a vulnerabilidade dos mais frágeis, os fluxos de mobilidade, a circulação de pessoas e a complexidade da interação social da vida atual”, escreveu o especialista em saúde pública e professor na Universidade Nova de Lisboa.

“Mais importante que ensaiar a repetição de modelos teóricos, discutíveis, será avaliar o risco, presente e futuro, a luz das condições atuais tendo em conta a experiência concreta dos países que nos são próximos”, destacou o também professor na Universidade Nova de Lisboa.

“Como referia hoje o Professor Fausto Pinto ainda temos uma janela de oportunidade para fazer o melhor possível. Parece evidente, no entanto, que a cada hora que passa ela se estreita, cada vez mais. Está na altura de concentrar o foco na proteção das pessoas”, concluiu Adalberto Campos Fernandes.

Um pouco antes, na noite de quarta-feira, tinha terminado a conferência de imprensa das autoridades de saúde onde foi revelado que o Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP) defende que as escolas devem permanecer abertas, a não ser que haja ordens de encerramento por parte das autoridades de saúde nos casos suspeitos/confirmados de coronavírus entre a comunidade escolar.

Já os diretores de escolas em Portugal defendem que os estabelecimentos de ensino deveriam ser encerrados, avança hoje o Jornal Público.

Tanto a Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE) como a Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (Andaep) defendem que as escolas em Portugal deveriam ser encerradas perante os 59 casos já confirmados de doentes infetados com coronavírus.

https://jornaleconomico.pt/noticias/covid-19-diretores-defendem-encerramento-das-escolas-557944

https://jornaleconomico.pt/noticias/covid-19-conselho-nacional-de-saude-publica-rejeita-encerrar-escolas-557915

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.