“Está na altura de concentrar o foco na proteção das pessoas”, defende o antigo ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, para combater o surto de coronavírus em Portugal, que já conta com 59 casos confirmados.
O ministro da Saúde do primeiro Governo de António Costa considera que ainda existe uma “janela de oportunidade para fazer o melhor possível”, escreveu nas redes sociais na noite de quarta-feira depois de terminada a conferência de imprensa conjunta da Direção-Geral de Saúde (DGS) e da ministra da Saúde.
“A abordagem de problemas novos à luz de critérios e metodologias tradicionais comporta, por vezes, riscos muito elevados. Parece muito imprudente ignorar os novos modelos de organização populacional, a vulnerabilidade dos mais frágeis, os fluxos de mobilidade, a circulação de pessoas e a complexidade da interação social da vida atual”, escreveu o especialista em saúde pública e professor na Universidade Nova de Lisboa.
“Mais importante que ensaiar a repetição de modelos teóricos, discutíveis, será avaliar o risco, presente e futuro, a luz das condições atuais tendo em conta a experiência concreta dos países que nos são próximos”, destacou o também professor na Universidade Nova de Lisboa.
“Como referia hoje o Professor Fausto Pinto ainda temos uma janela de oportunidade para fazer o melhor possível. Parece evidente, no entanto, que a cada hora que passa ela se estreita, cada vez mais. Está na altura de concentrar o foco na proteção das pessoas”, concluiu Adalberto Campos Fernandes.
Um pouco antes, na noite de quarta-feira, tinha terminado a conferência de imprensa das autoridades de saúde onde foi revelado que o Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP) defende que as escolas devem permanecer abertas, a não ser que haja ordens de encerramento por parte das autoridades de saúde nos casos suspeitos/confirmados de coronavírus entre a comunidade escolar.
Já os diretores de escolas em Portugal defendem que os estabelecimentos de ensino deveriam ser encerrados, avança hoje o Jornal Público.
Tanto a Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE) como a Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (Andaep) defendem que as escolas em Portugal deveriam ser encerradas perante os 59 casos já confirmados de doentes infetados com coronavírus.
https://jornaleconomico.pt/noticias/covid-19-diretores-defendem-encerramento-das-escolas-557944
https://jornaleconomico.pt/noticias/covid-19-conselho-nacional-de-saude-publica-rejeita-encerrar-escolas-557915
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com