[weglot_switcher]

Ana Gomes avisa que António Costa poderá rumar a Bruxelas em 2022 (com áudio)

A socialista acredita que o primeiro-ministro poderá assumir o cargo de presidente do Conselho Europeu, atualmente ocupado pelo belga Charles Michel. Eventual saída de Costa teria lugar um ano antes do final da atual legislatura, que termina em 2023.
10 Maio 2021, 08h41

Ana Gomes considera que existem possibilidade de António Costa rumar a Bruxelas no próximo ano.

A ex-eurodeputada socialista acredita que o primeiro-ministro poderá vir a suceder ao atual presidente do Conselho Europeu, o belga Charles Michel.

“Não tenho duvidas que esta a fazer o seu caminho para Bruxelas. É no próximo ano – em junho – que o senhor Charles Michel acaba o seu mandato de dois anos e meio”, disse a socialista na “SIC Notícias” na noite de domingo, 9 de maio.

Ana Gomes apontou que o belga dificilmente se manterá no cargo, particularmente depois da sua atuação no infame episódio “sofagate” na Turquia, onde se sentou ao lado do presidente turco Erdogan, enquanto a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi remetida para uma posição secundária num sofá aparte.

Questionado sobre se seria um bom presidente do Conselho Europeu, Ana Gomes respondeu que “seria, sem dúvida. Tudo se encaminha para isso”.

“Portugal tem de estar preparado, isto significa que vai haver implicações para nós”, afirmou sobre a possibilidade de Portugal poder ficar sem o seu primeiro-ministro um ano antes do fim da atual legislatura, que termina em 2023.

A embaixadora apontou que António Costa discursou em três línguas na Cimeira Social que teve lugar no Porto e que juntou os líderes europeus, alguns presencialmente outros por via remota.

Ana Gomes apontou que Costa não sabia bem inglês, mas que também discursou nesta língua, sendo um sinal que “está a aprender inglês”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.