Depois do programa Portugal Tech, para financiamento de startups através do investimento em fundos de capital de risco, surge o Portugal Growth, destinado à capitalização de pequenas e médias empresas (PME) e midcaps (empresas de média capitalização) portuguesas. O modelo é o mesmo – um fundo de fundos –, desta vez com 100 milhões de euros, mobilizando até 300 milhões de
investimento (público e privado).
O Portugal Growth surge de uma parceria entre a Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD) e o Fundo Europeu de Investimento (FEI) e está orientado para o investimento em fundos de private equity e capital-desenvolvimento no país, recorrendo a verbas do Estado português, comunitárias e privadas, para mobilizar até 300 milhões de euros de investimento em PME e midcaps nacionais.
As duas entidades referem que esta é uma “medida prioritária e urgente para apoiar a capacitação e capitalização das empresas portuguesas” e, para escolher e monitorizar até cinco fundos, os critérios de escolha serão financeiros, de sustentabilidade ambiental, social e da governação de sociedades (ESG, na sigla anglo-saxónica). Por sua vez, os selecionados deverão investir em cerca de 40 PME e midcaps.
“Nos últimos anos as empresas não financeiras portuguesas traçaram uma trajetória de reforço significativo da autonomia financeira. Atualmente, e no quadro da crise sanitária que vivemos, importa agora aprofundar o apoio à capitalização das empresas com vista à retoma da economia portuguesa”, afirma o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital.
Neste contexto, Pedro Siza Vieira destaca o lançamento desta iniciativa, “que dá continuidade ao trabalho de parceria com o grupo BEI e com os operadores nacionais de capital de risco nacionais”.
Já o antigo Banco de Fomento e o FEI garantem que têm recebido “múltiplas manifestações de interesse” por parte de sociedades gestoras de capital de risco, estimando que a primeira subscrição num fundo seja realizada ainda durante este semestre.
“O FEI mobilizará todos os recursos necessários para dar resposta aos desafios e necessidades dos empreendedores e PME na Europa. O Portugal Growth beneficiará da experiência adquirida com o Portugal Tech e o Portugal Venture Capital initiative (PVCi) e pretende reafirmar o compromisso do grupo BEI no apoio à modernização e internacionalização da indústria e da economia portuguesas”, assegura Alain Godard, diretor executivo desta filial do Banco Europeu de Investimento.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com