[weglot_switcher]

Vacina para a Covid-19 poderá estar pronta no início de 2021

A Comissão Europeia está a desenvolver mais de 90 vacinas e está a avaliar a utilização de 2400 milhões de euros do fundo de emergência para aumentar a capacidade de produção dos laboratórios farmacêuticos
14 Maio 2020, 16h51

A Agência Europeia do Medicamento (AEM) revela poder existir uma vacina para o novo coronavírus no espaço de um ano, de acordo com a rádio “Renascença”. “Uma vez que o desenvolvimento tem de começar, se formos otimistas, podemos olhar para daqui a um ano. Portanto, o início de 2021”, disse o responsável pelas vacinas AEM Marco Cavaleri.

O responsável pelas vacinas da AEM afirma estar a trabalhar com 33 organizações no desenvolvimento de uma vacina para a Covid-19, mas mostrou-se cético quanto à possibilidade de haver novidades já em setembro. Rejeita também a hipótese de passar por cima da chamada terceira fase de testes de uma vacina e destaca a importância de garantir a eficácia e segurança da vacina.

De acordo com a “Reuters”, a Comissão Europeia está a desenvolver mais de 90 vacinas e a avaliar a utilização de 2.400 milhões de euros do fundo de emergência para aumentar a capacidade de produção dos laboratórios farmacêuticos.

Por outro lado, a Agência Europeia do Medicamento está a analisar 115 terapias diferentes para tratamento da Covid-19. Marco Cavaleri assumiu que algumas podem ser aprovadas ainda este verão, no entanto, não especificou quais.

A pandemia do coronavírus já provocou mais de 295 mil mortos e infetou mais de 4,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço da agência de notícias “France-Press”. Mais de 1,4 milhões de doentes foram considerados curados.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.