O valor da proposta para o Fundo de Recuperação que Ursula Von der Leyen irá apresentar no final desta manhã no Parlamento Europeu já é conhecido: 750 mil milhões de euros. O montante é avançado pelo comissário europeu da Economia, Paolo Gentiloni, numa publicação no Twitter.
“A Comissão propõe um Fundo de Recuperação de 750 milhões, que é acrescentando aos instrumentos já existentes”, escreveu o italiano na rede social, sem avançar mais detalhes, afirmando ser “uma viragem na Europa para enfrentar uma crise sem precedentes”.
Commissione propone un Fondo di Recovery da 750 miliardi che si aggiunge agli strumenti comuni già varati. Una svolta europea per fronteggiare una crisi senza precedenti. #NextGenerationEu
— Paolo Gentiloni (@PaoloGentiloni) May 27, 2020
A presidente da Comissão Europeia irá apresentar ao Parlamento Europeu, às 12h30 (hora de Lisboa), uma proposta para o Fundo de Recuperação e para o Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027. O jornal “Der Spiegel” avança que as verbas do Fundo de Recuperação serão distribuídas 500 mil milhões de euros através de subvenções e 250 mil milhões de euros através de empréstimos.
Na semana passada, Paris e Berlim apresentaram uma proposta para o Fundo de Recuperação de 500 mil milhões de euros, financiado por emissão de dívida pela Comissão Europeia e distribuído a fundo perdido através de subvenções. A proposta foi apoiada pelo Governo português, mas acolheu a resistência da Holanda, Áustria, Suécia e Dinamarca, que querem ver em troca implementadas reformas nos países que receberam os apoios.
(Atualizado às 11h32)
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com