A Associação de Indústria, Comércio e Turismo do Porto Santo (AICTPS), que já conta com mais de 40 associados em pouco mais de um mês de existência, está em negociações com uma instituição bancária para a concessão de micro-créditos para os empresários da ilha.
A AICTPS, dividida em seis mesas (Agricultura e Pescas, Serviços e Alojamento Local, Restauração e Similares, Comércio Local, Cultura Animação e Eventos, Hotelaria e Turismo), está a promover o I Festival Gastronómico, que ainda decorre, através da meda de Restauração e Similares.
“Vamos corporizar o ‘Porto Santo Biz 4.0’ que tem por objetivo projetar a Ilha Dourada para a economia de resiliência do futuro”, destaca o presidente da Associação, Miguel Velosa.
Depois da tomada de posse, a 27 de maio deste ano, a AICTPS já criou um gabinete de apoio aos empresários e já auscultou perto de duas dezenas deles.
“A ideia é ouvir as suas preocupações e ajudá-los nas candidaturas a apoios para os seus negócios. Uma espécie de Núcleo de Apoio à Dinamização do Investimento, com um olhar abrangente para vários incentivos públicos e privados designadamente da banca, IDE (Instituto de Desenvolvimento Empresarial), Proderam (Programa de Desenvolvimento Rural), FSE (Fundo Social Europeu) e IDR (Instituto de Desevolvimento Regional)”, salienta Miguel Velosa.
Neste sentido, o presidente da Associação refere que durante os dias 19 e 20 de junho os empresários reuniram com o corpo técnico de consultores da AICTPS para dar-lhes apoio local na divulgação e resolução referente aos apoios ADAPTAR-RAM, apoios ao Covid-19, apoios ao lay-off e acesso a Fundos Comunitários.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com