[weglot_switcher]

Saiba o que fazer se adquirir um equipamento e detetar um defeito

O consumidor deve dirigir-se à loja onde comprou o equipamento e levar consigo o comprovativo da compra, como seja a fatura. Os bens móveis têm sempre uma garantia de 2 anos, tenha sido feito a compra realizada em loja física ou online.
19 Maio 2021, 16h35

Quer saber mais sobre garantias de bens móveis? Fique connosco!

Vamos supor que comprou um tablet da última geração, mas que passado um mês detetou um grave defeito neste equipamento. Conhece os direitos que tem e o que deve fazer?

O consumidor deve dirigir-se à loja onde comprou o equipamento e levar consigo o comprovativo da compra, como seja a fatura. Os bens móveis têm sempre uma garantia de 2 anos, tenha sido feito a compra realizada em loja física ou online. No comércio eletrónico o consumidor deve certificar-se que está a comprar a um comerciante e não a um consumidor individual.

A venda de bens em segunda mão por profissionais também tem a garantia de 2 anos, exceto se este prazo for reduzido por mútuo acordo (entre o vendedor e comprador).

Os bens estrangeiros comprados em Portugal também têm de oferecer os mesmos 2 anos de garantia, independentemente da nacionalidade do fabricante e das leis desse país.

As garantias da iniciativa do produtor ou vendedor só prevalecem sobre a legal, se forem mais completas ou tiverem uma duração superior. Se receber uma garantia com mais de dois anos, peça um comprovativo. Assim, não terá dificuldade em provar a oferta se surgir um problema mais tarde.

Para obter um comprovativo o consumidor nunca tem de pagar qualquer quantia. Mais: em caso de avaria, seja qual for a solução encontrada, não lhe podem ser cobradas despesas de transporte, de mão-de-obra, de material ou outras. Nada está definido quanto ao número de reparações exigidas para avançar para uma das outras opções, mas deve haver bom senso. Se depois de 2 ou mais reparações, o artigo continua com problemas, pode exigir uma das outras opções.

Se tiver dúvidas, contacte-nos. Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Youtube e no nosso site DECO!

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.