A eurodeputada madeirense Sara Cerdas foi esta sexta-feira nomeada negociadora, pelo grupo dos socialistas e democratas no Parlamento Europeu, para uma Proposta de Resolução sobre a coordenação da União Europeia nas avaliações em saúde, classificação de risco e as consequências para o espaço a Schengen e o mercado único europeu, que estará em cima da mesa na próxima semana em debate na sessão plenária em Bruxelas.
A eurodeputada considera que neste momento “é importante adotar uma metodologia comum, transversal a todos os Estados-Membros, que permita uma maior coordenação. É determinante que se usem critérios compartilhados para qualificar o mapeamento de risco com códigos de cores comuns, que se estabeleçam referências comuns para a tomada de decisões de saúde pública”.
Sara Cerdas considera ainda que é urgente desenvolver mecanismos para facilitar decisões coordenadas sobre os controles de fronteira e, se necessário, sobre as restrições de movimentos entre certas regiões europeias, e que se continue a trabalhar de forma coordenada com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) e a seguir as recomendações divulgadas.
A proposta de resolução alerta para necessidade de uma gestão da pandemia de forma partilhada e coordenada entre os diferentes Estados-Membros. Salienta também a importância de tranquilizar os cidadãos, disponibilizando informação clara quanto à coerência das medidas tomadas de um Estado-Membro para outro, recordando, neste contexto, que a liberdade de circulação dos cidadãos na UE é um direito fundamental e que deve ser assegurado.
A resolução será debatida e adotada em plenário do Parlamento Europeu na próxima semana.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com