[weglot_switcher]

OMC dá razão à China em disputa sobre tarifas americanas

Um dos principais aspetos da guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo, a imposição de tarifas a produtos chinesas por parte dos americanos, foi agora considerada excessiva pela Organização Mundial do Comércio.
15 Setembro 2020, 18h24

A Organização Mundial do Comércio (OMC) determinou esta terça-feira que as tarifas impostas pelos EUA às importações chinesas são excessivas e inconsistentes com a norma internacional, reporta a Agencia EFE. A decisão foi tomada por um painel de especialistas do órgão pertencente à ONU depois de um pedido da China em 2018.

A decisão da OMC salienta que as tarifas americanas “não são consistentes com os princípios da nação mais favorecida” do organismo, além de excederem o limite máximo negociado entre a organização e o governo de Washington.

Os EUA impuseram em 2018 tarifas de 25% a 50 mil milhões de dólares (42,2 mil milhões de euros) de importações vindas da China, relembra a Agência EFE. Ainda nesse ano, mais 200 mil milhões de dólares (168,8 milhões de euros) foram alvo de outros 10% de tarifa, que em 2019 seriam atualizados para 25%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.