Nos últimos anos, temos assistido à mudança de expetativas sobre o papel das empresas no que respeita à responsabilidade social.
Num contexto crescente de exigência (e de emergência), o consumidor espera das marcas, sobretudo das grandes corporações, uma voz ativa na prossecução de políticas sustentáveis – ambientais e sociais. Apesar do aumento da visibilidade destas problemáticas, são muitas as empresas que ainda não incluem na sua gestão – ou, se quisermos, no seu ADN – o compromisso com a responsabilidade social, quando esta deveria estar no cerne do seu modelo de negócio.
A crise desencadeada pela pandemia de Covid-19 veio acentuar fraturas existentes, afetando pessoas que já viviam dificuldades sociais e/ou económicas ou que eram vítimas de discriminação, exploração e precariedade laboral.
A conquista de uma sociedade mais justa e igualitária não pode depender apenas de imposições legislativas. Para construirmos uma sociedade mais inclusiva é imperativo que as empresas acelerem a transformação do seu negócio e alarguem o seu espectro de ação, sendo e fazendo parte da solução dos desafios da atualidade.
Na L’Oréal, acreditamos firmemente que a igualdade e a inclusão contribuem para a construção de um mundo mais sustentável. Nesse sentido, lançámos um novo programa de responsabilidade social – “L’Oréal For the Future” – que engloba políticas internas, parceiros, fornecedores e até o consumidor. O conjunto de ações previstas no âmbito social e ambiental incluem a capacitação das comunidades com as quais interagimos, políticas que promovem maior igualdade no trabalho e o apoio dos planos de responsabilidade social dos nossos parceiros.
É igualmente essencial inspirar o consumidor a agir e a fazer escolhas informadas, com a partilha do máximo de informação possível sobre cada um dos nossos produtos. É neste compromisso de transparência, que a L’Oréal está a desenvolver um novo sistema de rotulagem que inclui informação sobre o impacto ambiental e social dos produtos – esperamos que, em breve, chegue a Portugal.
Com estas e outras medidas assumimos uma maior responsabilidade social e queremos demonstrar que as empresas têm de ser parte maior na procura de soluções socialmente conscientes; precisam de reforçar ou, em muitos casos, iniciar a transformação do seu negócio no respeito pelas pessoas e pelo planeta.
Esta é a expetativa do consumidor. Este é o dever das grandes marcas.
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