Morreu o empresário Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos. O congolês de 48 anos estava no Dubai, onde terá sofrido um acidente no mar. Fontes próximas da empresária confirmaram ao Jornal Económico o desaparecimento do marido da mulher mais rica de África e genro de José Eduardo dos Santos.
Segundo vários meios de comunicação africanos, Sindika Dokolo terá sofrido uma embolia pulmonar enquanto fazia mergulho subaquático.
Sindika Dokolo estava casado com Isabel dos Santos desde 2002, com quem tinha quatro filhos. Era filho de um banqueiro congolês e chegou a ser considerado o maior colecionador de arte contemporânea africana. Em Portugal, foi administrador não-executivo da Amorim Energia e de outras empresas onde era acionista, em conjunto com Isabel dos Santos.
Juntamente com Isabel dos Santos, Sindika Dokolo foi visado na investigação Luanda Leaks. Este escândalo revelou várias irregularidades em empresas detidas pelo casal, levando mesmo ao arresto dos seus bens pela Justiça angolana em dezembro do ano passado.
A fuga de informação terá tido o envolvimento do pirata informático Rui Pinto e implicava Sindika no alegado desvio de fundos públicos angolanos, maioritariamente através da Sonangol. A empresa foi administrada entre junho de 2016 e novembro de 2017 pela mulher e filha do então presidente de Angola
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com