O Eurogrupo apela a que os países apresentem “rapidamente” planos de recuperação e resiliência “ambiciosos”, comprometendo-se a apoiar reformas e investimentos prioritários que melhorem o funcionamento da zona euro como um todo. Os ministros das Finanças dos países da moeda única defendem ainda que os países ajustem a resposta orçamental à evolução do contexto.
“Destacamos a importância de apresentar rapidamente ambiciosos planos de recuperação e resiliência, traçando um conjunto consistente de estratégias de reformas e investimentos que somam mais do que a soma das ações individuais do Estados-membros”, refere o comunicado, divulgado após a reunião por videoconferência do grupo informal, esta terça-feira.
O Eurogrupo diz, ainda, considerar “vital que o apoio orçamental em cada Estado-membro continue até 2021, dado o risco acrescido de uma recuperação atrasada, e se adapte à situação à medida que esta evolui”. Os ministros recordam que o pacote de apoio para fazer face à pandemia acordado em abril representou uma complementaridade aos “níveis sem precedentes de apoio orçamental instituídos pelos governos nacionais”.
“As medidas orçamentais implementadas a níveis nacionais em 2020 ascendem a 4% do PIB”, realçam, acrescentando que se somam às medidas de apoio à liquidez e ao funcionamento dos estabilizadores automáticos.
Defendem ainda que o acordo para o Plano de Recuperação deve ser rápido, considerando que é “uma questão prioritária”, ainda que se mostrem confiantes de que o Conselho Europeu e o Parlamento irão chegar a um acordo antes do final deste ano.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com