As principais empresas de tecnologia mundial que controlam o acesso e os dados das suas plataformas podem vir a ser multadas até 10% da sua faturação anual por violarem as regras que visam limitar o seu poder, de acordo com informação avançada pela agência “Reuters” na segunda-feira, 14 de dezembro.
O programa de regras designado por ‘leis dos mercados digitais’ é apresentado esta terça-feira, 15 de dezembro, no Parlamento Europeu (PE), pelo responsável da área digital da União Europeia (UE), Thierry Breton e precisará sempre do aval dos países da UE e do Parlamento Europeu, podendo ser alterado antes da sua apresentação.
Estas leis deverão ter um maior impacto em empresas tecnológicas como a Amazon, a Apple, o Facebook e a Google, e uma lista do que se deve e não deve fazer para garantir que estes grupos denominados como ‘gatekeepers’ têm condições equitativas para empresas rivais e utilizadores.
As regras podem incluir que as empresas dominantes compartilhem certos tipos de dados com rivais e reguladores, enquanto práticas como empresas que favorecem os seus próprios serviços podem ser proibidas.
Os critérios utilizados para classificar as empresas como gatekeepers são o número de utilizadores, sejam eles individuais ou de nível empresarial e a presença de uma empresa em pelo menos dois setores comerciais e de receita.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com