As revistas do grupo Impresa, controlada por Francisco Pinto Balsemão, foram vendidas à Trust in News, de Luís Delgado, por um montante de 10,2 milhões de euros.
Nos primeiros comunicados distribuídos pelas duas empresas envolvidas no negócio não eram referidos quaisquer valores obre esta transação, mas, num segundo comunicado enviado pela Impresa à CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, esclarece-se que “o valor de alienação acordado é de 10,2 milhões de euros, mas o impacto contabilístico ainda não está totalmente avaliado”.
“Decorrente deste valor, a IMPRESA estima incorrer em imparidades do ‘goodwill’, que estão em fase de quantificação, de custos de reestruturação, para além da avaliação do impacto fiscal”, acrescenta este último comunicado da ‘holding’ de Francisco Pinto Balsemão.
O mesmo documento conclui que “o valor da alienação e respectivo impacto contabilístico nas contas anuais de 2017 serão oportunamente divulgados, no momento que estejam disponíveis”.
Luís Delgado, empresário e antigo jornalista, garantiu a compra das revistas do grupo Impresa, entre as quais a Visão e a Exame, anunciaram hoje as duas entidades.
Em comunicado, tanto o grupo liderado por Francisco Pedro Balsemão como a empresa de Luís Delgado – Trust in News – anunciaram a formalização do acordo, com efeitos desde 1 de janeiro de 2018.
“A IMPRESA S.A, celebrou, nesta data, um contrato de transmissão do negócio atinente às publicações Activa, Caras, Caras Decoração, Courrier Internacional, Exame, Exame Informática, Jornal de Letras, TeleNovelas, TV Mais, Visão História e Visão Junior, a favor da sociedade Trust in News, Unipessoal, Lda (…)”, informou a Impresa, em comunicado divulgado através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
O mesmo comunicado acrescenta que “esta alienação foi realizada no seguimento da concretização do Plano Estratégico para triénio 2017-2019, e do reposicionamento da atividade da IMPRESA, com um enfoque primordialmente nas componentes do audiovisual e do digital”.
Com esta venda, a IMPRESA passa a deter como únicos ativos nos ‘media’ a estação televisiva SIC, o semanário Expresso e o órgão especializado em música Blitz, já só em versão digital.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com