A aliança Renault-Nissan-Mitsubishi emergiu esta terça-feira como o fabricante a registar mais vendas de automóveis ligeiros em 2017, destronando a alemã Volkswagen, de acordo com o “The Independent”.
As vendas da Nissan fixaram-se no número recorde de 5.82 milhões de veículos, enquanto a Renault reportou 3.76 milhões. A Mitsubishi, a última fabricante a entrar na aliança, apresentou vendas de 1.03 milhões de automóveis ligeiros. Ou seja no cômputo geral, a mega-fabricante Renault-Nissan Mitsubishi tornou-se no maior vendedor de carros com vendas a rondar os 10.61 milhões de veículos.
A aliança automóvel destronou, assim, o recorde da Volkswagen que vendeu 10.53 milhões de automóveis ligeiros, em 2016, contando com Audi, Sköda, Seat e Porsche.
Segundo o jornal britânico, a maioria dos fabricantes automóveis procura atualmente reforçar os volumes de vendas, criando economias de escala, no intuito de aumentar os investimentos no desenvolvimento da nova geração automóvel – carros autónomos, elétricos e novos serviços de mobilidade.
A aliança Renault-Nissan-Mitsubishi nasce, precisamente, da necessidade de aumentar as vendas e gerar mais receita. A semana passada, 25 de janeiro, A Renault-Nissan-Mitsubishi já tinham anunciado um plano para o lançamento de um novo fundo de capital de risco que se propõe a investir até mil milhões de dólares (809,4 milhões de euros) em inovação nos próximos cinco anos.
Carlo Ghosn, CEO da aliança, citado pelo jornal britânico, já prometeu reunir um investimento de 10 mil milhões euros, até 2022, baseado num aumento, em volume, das vendas em 14 milhões de unidades.
À semelhança do que sucedeu com a aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, a Toyota poderá tentar fazer o mesmo com a Mazda e Suzuki.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com