[weglot_switcher]

McDonald’s desafia Bruxelas e mantém sede europeia no Luxemburgo

Em 2016, a cadeia de fast-food anunciou que iria mudar de sede fiscal na Europa, depois da União Europeia ter acusado a McDonald’s de “fugir aos impostos”. Até hoje a sede mantém-se no Luxemburgo.
5 Fevereiro 2018, 12h26

A cadeia de restaurantes de fast-food fez uma reestruturação societária na Europa e, apesar de ter prometido à União Europeia, em 2016, que mudaria a sede fiscal europeia do Luxemburgo para o Reino Unido, a McDonald’s mantém a sua sede fiscal no grão-ducado até hoje.

Segundo o “El Economista”, que teve acesso à documentação do registo fiscal do McDonald’s na Europa, a empresa MC Europe Holding absorveu a sociedade McD Investments, empresa-mãe de várias empresas da cadeia de fast-food norte-americana no “velho continente”.

O periódico espanhol noticia esta segunda-feira que após a reestruturação societária, a MC Europe Holding também está registada em Delaware, um paraíso fiscal dos Estados Unidos com o qual a McDonald’s consegue manter melhores condições fiscais.

Em 2015, a McDonald’s foi acusado pela União Europeia de utilizar a sua sede no Luxemburgo para não pagar impostos, desde 2009, depois de ter significativos ganhos na Europa. E ainda que a empresa tenha feito saber que pagou em impostos mais de 2.325 milhões de euros, entre 2011 e 2015, essa acusação levou a companhia fundada por Ray Kroc, em 1955, a anunciar que iria mudar a sede fiscal europeia para Londres – uma decisão aplaudida por Theresa May, mas que ainda não se concretizou.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.